Notícias


Sebastião Sobrinho toma posse à frente da Facieg

O empresário Sebastião Vieira Sobrinho (Seba) tomou posse como presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), na manhã desta sexta-feira (26/6), em Goiânia, durante cerimônia transmitida pelo canal oficial da Federação no YouTube. Seba e os demais integrantes da diretoria ficam nos cargos no triênio 2020-2023. O ex-presidente Ubiratan da Silva Lopes assumiu vaga no Conselho Deliberativo da entidade.

A solenidade foi acompanhada, virtualmente, pelo presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), George Pinheiro, que fez questão de participar do evento. “Este é um momento muito importante para o comércio e para as associações comerciais goianas. Novos companheiros vão levar adiante os benefícios proporcionados pela Federação. A CACB está às suas ordens, presidente Seba. Você sempre poderá contar com nosso apoio.”

Além de saudar os dirigentes goianos, George Pinheiro lembrou que os tempos são difíceis para o comércio, especialmente para quem está estabelecido em shoppings. Porém, lembrou que a CACB está trabalhando arduamente em Brasília (DF) junto ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e o secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade do ministério, Carlos da Costa, para tentar fazer com que as decisões econômicas do governo cheguem ao empresário.

“Em duas semanas tivemos cinco reuniões com a equipe do Paulo Guedes. O governo federal tomou várias medidas para liberar recursos, mas eles não estão chegando às pessoas jurídicas. Milhares de empregos não voltarão a existir. Entendemos que o governo tem de cuidar das pessoas físicas, mas se não salvarmos as empresas, não teremos retomada. Com toda certeza, os R$ 600 do governo evitou um caos social, mas é importante não esquecer de quem gera emprego no País”, afirmou.

O novo presidente Sebastião Sobrinho iniciou seu discurso agradecendo a Deus e pedindo sabedoria para tocar a entidade. Ele disse que, dentre suas missões à frente da Facieg, estão estreitar ainda mais a parceria com a CACB, fortalecer o SCPC Brasil, um bureau de crédito, e implementar o programa Rede Celular em todas as associações comerciais filiadas.

“A crise, muitas vezes, nos desperta pela união. É o momento de unirmos para sermos protagonistas em nossas cidades. Mostrar para o que viemos. Muitas empresas estão em dificuldade. O momento é impar, de sair da nossa cadeira, mostrar verdadeiramente o propósito da Federação, o propósito das associações. Estou aqui para continuar à unidade dessa Federação com as associações. Minha responsabilidade é muito grande, substituir à altura Ubiratan. Mas conta com o apoio de todos. Juntos nós somos fortes.”

Ubiratan Lopes, que deixou a presidência para assumir uma cadeira no conselho, fez um discurso emocionado de despedida. Ele fez questão de agradecer a cada um dos diretores que o acompanhou nos últimos oito anos à frente da Facieg (três mandatos), a quem chamou de “família Facieg”. “O mais importante é que os ex-presidentes deixaram uma base institucional muito forte, com todos os tijolos colocados. A nossa contribuição foi colocar mais alguns tijolos na estrutura da Facieg.”

Presidente do Conselho Deliberativo, Luiz Medeiros Pinto, também utilizou a palavra. Ele lembrou que Ubiratan deixa a Facieg com um grande legado, tanto de infraestrutura quanto na prestação de serviços. “Ao Seba, nosso companheiro, desejo sequência neste trabalho. Hoje, a Federação está consolidada, com sede e admirada pelas demais entidades.”

A Facieg é o órgão máximo de representação das associações comerciais no Estado. A CACB tem abrangência nacional, pois congrega 27 federações estaduais. Com associações comerciais filiadas em mais de dois mil municípios, é uma das organizações brasileiras com maior capilaridade.

 

 

Membros da Diretoria 2020-2023:

PRESIDÊNCIA:

Presidente – Sebastião Vieira Sobrinho

 

VICE-PRESIDÊNCIA:

1º Vice Presidente – Jose Luiz Celestino de Oliveira

2° Vice Presidente – Álvaro Otávio Dantas Maia

3º Vice Presidente – Ivo Marques Moraes Junior

4º Vice Presidente – Márcio Luis da Silva

 

SECRETARIA:

1º Diretor Secretário – Ronaldo Luiz de Miranda

2º Diretora Secretária – Leidiane da Silva

 

FINANCEIRO:

1º Diretor Financeiro – Valter Nunes Serra

2º Diretor Financeiro – Cristiano Ribeiro de Souza

 

JURÍDICO:

1º Diretor Jurídico – Dr. Tiago Andrade Moreira

2º Diretora Jurídica – Dra. Dejane Mara Maffissoni

 

 

VICE-PRESIDÊNCIAS REGIONAIS:

Região Metropolitana – Leopoldo Moreira Neto

Região Sudoeste – Eli Moreira da Silva

Região Sudeste – Leonardo Corsino da Silva

Região Sul – Ricardo Augusto Tavares

Região Centro – Anésia Rabelo da Silva

Região Entorno do DF – Marcos Araújo de Melo

Região Norte – Fernando Rocha Pessoa

Região Oeste – Paulo Cesar José do Nascimento 

Região Nordeste – Airton S. Arikita

Região Noroeste – Cleuza Eli de Souza

 

CONSELHO FISCAL

1 – Telmo Arantes Borges

2 – Antônio Humberto Nunes da Costa

3 – Cesar Alberto Safatle

 

SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL:

1 – Elaine Aparecida Silva

2 – Leidimar Divino Fernandes Nunes

3 – Orlando Luiz Roriz

 

DEPARTAMENTOS:

Diretor do Departamento de Inovação e prospecção -  Sérgio Carmona

Diretor do Departamento de Comunicação -  Washington Lauro Cardoso

Diretor do Departamento de Mídia Social – Daniel Pereira de Souza

 

 

Informações à imprensa:
Warlem Sabino (62) 99646-9037
Sirlene Milhomem (62) 98176-0297