Notícias


Associativismo torna as mulheres mais preparadas para liderança

As mulheres estão cada vez mais em busca do seu lugar, do seu espaço, do seu protagonismo nos dias atuais. Apesar das crenças desatualizadas, dos modelos ultrapassados de gestão, elas buscam o reconhecimento e a conscientização de que a diversidade fortalece a sociedade e a economia global. A Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), mais do que comemorar, sugere também uma reflexão sobre a busca desse equilíbrio com a participação da mulher na liderança corporativa. 

Cleuza Eli de Souza, 57, é vice-presidente da Facieg na Região Noroeste, no município de Itaberaí, que fica a 92 quilômetros de Goiânia e atual presidente do Conselho da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Itaberaí (Acipi). Empresária, ela também já foi presidente da Associação e é a atual secretária de Desenvolvimento Econômico do Município. “Não somos iguais aos homens, mas parto do princípio que temos condições de participar da vida corporativa porque temos características essenciais, como equilíbrio, competência, reflexão e espírito de liderança”, afirma. Para Cleuza, o Dia 8 de março é um momento para se comemorar os valores femininos sim. “É o reconhecimento do nosso crescimento, das nossas conquistas e do nosso caminhar.” 

De acordo com a presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária (CNME), da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Tânia Rezende, apenas 12% de mulheres estão à frente de entidades do terceiro setor como associações comerciais, federações, etc. “Estamos tentando aumentar a participação feminina no associativismo através da criação de Conselhos e Câmaras da Mulher Empresária, que é uma forma de prepará-las para ocupar postos na diretoria executiva, mostrar suas habilidades e competências e ingressarem na presidência”, explica Tânia. 

Para o presidente da Facieg, Sebastião Vieira Sobrinho (Seba), a presença feminina nas associações tem crescido e muitas serão espelhos para as novas gerações. “Parabenizo todas as mulheres nesse dia e tenho certeza de que a união feminina poderá tornar o cenário mais favorável e cada vez mais mulheres possam garantir seu espaço. O associativismo está de portas abertas para esse caminho.” 

 

Informações à imprensa 
Sirlene Milhomem – (62) 98176-0297 

Oficina de Comunicação – (62) 3225-4899 

Whatsapp