Notícias


3ª Assembleia Geral Ordinária da Facieg reúne presidentes das ACIs

A 3ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral da Federação das Associações Comerciais e Industriais de Goiás (Facieg) foi realizada nesta terça-feira, 22 de fevereiro, na sede da instituição, no Setor Sul, em formato híbrido. Participaram os membros do Conselho Deliberativo e um número expressivo de presidentes e diretores das Associações Comerciais de todo o Estado, por meio da transmissão on-line. Eles acompanharam a prestação de contas do terceiro e do quarto trimestres de 2021 realizada pelo diretor financeiro, Valter Nunes Serra. A pauta da reunião também incluiu outros assuntos de interesse das ACIs.


O vice-presidente, Márcio Luiz da Silva, falou sobre a programação dos fóruns regionais que estão sendo realizados em todo o Estado em 2022, com a expectativa de crescimento dos negócios na retomada da economia. Para instruir melhor os associados sobre o mercado de compras governamentais, o presidente da Associação Comercial de Anicuns e prefeito da cidade, Paulo César, explicou os processos e mostrou o case de sucesso de sua Associação nessa área. Na sua experiência, foi possível instrumentalizar o Poder Executivo Municipal para oferecer atendimento diferenciado aos pequenos negócios locais, por meio de regulamentação normativa, de acordo com a Lei Complementar 123/2006.


A Assembleia Geral deliberou que o departamento jurídico da Facieg vai começar a elaborar estudos e sugerir providências a serem tomadas a respeito das taxas que são consideradas abusivas e inconstitucionais e que pesam muito nos custos das empresas como a “taxa do bombeiro”. O presidente da Facieg, Sebastião Vieira Sobrinho (Seba), encerrou o encontro ressaltando a importância do momento para prestar contas, discutir assuntos pertinentes às ACIs de Goiás e aumentar a transparência da gestão. “Agradecemos a participação de todos os presidentes das Associações Comerciais em nossa reunião ordinária. O envolvimento de todos com os temas importantes para o crescimento dos nossos negócios sempre representa mais força para a Federação”, enfatizou o presidente.


Ao final, o presidente Seba abriu a palavra para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/GO, Ubiratan da Silva Lopes, que se colocou à disposição para colaborar com os empresários no que for necessário. Também estiveram presentes no encontro dirigentes empresariais de relevante atuação no meio empresarial do Estado como Ridoval Chiareloto, Luiz Medeiros, Francisco Pontes e José Luiz Celestino que reforçaram a importância da união e representatividade da classe empresarial em um ano decisivo como 2022.


Cartão Mães de Goiás


Durante a 3ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral da Facieg, também foi aberto um espaço para o diretor de Operações da Agência de Fomento, Fernando Freitas, explicar para os presidentes das ACIs sobre o Programa Mães de Goiás, do Governo do Estado. Segundo Fernando Freitas, o objetivo da ferramenta é estabelecer parceria com as Associações Comerciais e Industriais dos municípios goianos, para que as lideranças empresariais possam orientar os comerciantes locais sobre como adotar os procedimentos corretos na hora da comercialização por meio do cartão do Mães de Goiás.


A GoiásFomento é o agente financeiro dos pagamentos do programa e já disponibilizou, até o momento, R$ 57 milhões para as beneficiárias. Para mais informações sobre o tema, acesse aqui a notícia completa no site do Goiás Fomento.


Sobre a Facieg 


A Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg) foi fundada em 24 de outubro de 1963. É uma organização multissetorial formada por entidades empresariais que agregam, por adesão voluntária, empresas de diferentes segmentos da economia. A Facieg representa e expressa a opinião independente de empresários do comércio, indústria, agropecuária, serviços, finanças e profissionais liberais, de micros, pequenas, médias e grandes empresas. A entidade é filiada à Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). Por meio da atuação pela defesa dos interesses do empresariado junto aos poderes constituídos e trabalhando como membro do Fórum Empresarial do Estado de Goiás, a Facieg desenvolve inúmeras ações político-empresariais.

 




Whatsapp